sábado, 19 de setembro de 2009

TP 3

GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS

OBJETIVOS

1 – Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico.

2 – Relacionar gêneros textuais e competências socio-comunicativa.

3 – Identificar características que levam à classificação de um gênero textual.

GÊNEROS TEXTUAIS

• Adotar o gênero como ponto de partida significa focar no significado social da interação.
• Em cada texto, o gênero determina as escolhas léxico-gramaticais e a sua estrutura organizacional.
• O contexto de cultura constitui o pano de fundo no qual as interações são inseridas.
• A cultura é um sistema de práticas sociais, que se associam a gêneros discursivos nas relações interpessoais. Os gêneros se modificam à medida que as práticas sociais mudam, ou seja, sua estabilidade é relativa ao momento histórico-social em que surge e circula.
• As pessoas usam a língua para alcançar objetivos culturalmente motivados, o que ocorre por meio dos diferentes gêneros.

Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado

Gêneros textuais são maneiras de organizar as informações lingüísticas de acordo com a finalidade do texto, com o papel dos interlocutores e com as características da situação.
Aprendemos a reconhecer e utilizar gêneros textuais no mesmo processo em que “aprendemos” a usar o código linguístico: reconhecendo intuitivamente o que é semelhante e o que é diferente nos diversos textos.
Do mesmo modo que desenvolvemos uma competência lingüística quando apreendemos o código lingüístico, desenvolvemos uma competência sócio-comunicativa quando apreendemos comportamentos lingüísticos. A identificação dos gêneros está incluída nesta competência sócio-comunicativa.

Gêneros e tipos textuais: uma conversa que se inicia ...

Gênero textual


Os Gêneros são definidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa como: formas relativamente estáveis de enunciados, disponíveis na cultura.

Bakhtin define os gêneros do discurso como tipos relativamente estáveis de enunciados constituídos historicamente e que mantêm uma relação direta com a dimensão social.


TIPO TEXTUAL

Usamos essa expressão para designar uma espécie de sequência teoricamente definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas).



Algumas observações sobre os tipos textuais

A expressão tipo de texto é equivocadamente empregada e não designa um tipo, mas sim um gênero de texto.
A carta pessoal não é um tipo de texto informal e sim um gênero textual, A carta pessoal pode conter uma seqüência narrativa, uma argumentação, uma descrição e assim por diante.

BILHETE


CRÔNICA

“A Copa é um grande negócio e um grande
acontecimento cultural internacional e coisa e tal, mas também não é só isso. Mexe com essa coisa
indefinível que é a relação das pessoas com os
símbolos dos seus afetos, que podem ser só um escudo e uma camisa, mas representam muito mais, seja
que podem ser só um escudo e uma camisa, mas
lá o que for.”

In: VERISSIMO, Luis Fernando. A Eterna Privação do Zagueiro
Absoluto. Rio de Janeiro: editora Objetiva,1999, p.59.
(crônica intitulada “Ser brasil”).


NOTÍCIA

Trem-bala deve ficar pronto para Copa de 2014, diz Dilma
O trem-bala que ligará as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo deve ficar pronto para a Copa de 2014. A informação é da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que apresentou nesta quarta-feira o sétimo balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A RAPOSA E O CACHO DE UVAS
(Fábula)

Uma raposa faminta, ao ver cachos de uva suspensos em uma parreira, quis pegá-los, mas não conseguiu. Então, afastou-se dela, dizendo: “Estão verdes.”
Assim também, alguns homens, não conseguindo realizar seus negócios por incapacidade, acusam as circunstâncias.
Esopo

RECEITA DE BOLO


PROPAGANDA

RESENHA

Arthur (Clive Owen) é um líder relutante, que deseja deixar a Bretanha e retornar a Roma para viver em paz. Porém, antes que possa realizar esta viagem, ele parte em missão ao lado dos Cavaleiros da Távola Redonda, formado por Lancelot (Ioan Gruffudd), Galahad (Hugh Dancy), Bors (Ray Winstone), Tristan (Mads Mikkelsen) e Gawain (Joel Edgerton). Nesta missão Arthur toma consciência de que, quando Roma cair, a Bretanha precisará de alguém que guie a ilha aos novos tempos e a defenda das ameaças externas. Com a orientação de Merlin (Stephen Dillane) e o apoio da corajosa Guinevere (Keira Knightley) ao seu lado, Arthur decide permanecer no país para liderá-lo.


BULA DE REMÉDIO

LISTA TELEFÔNICA

CARTA COMERCIAL

SERMÃO

PIADA

E-MAIL

LISTA

HORÓSCOPO

POEMA

Soneto de fidelidade
Vinicius de Moraes / Capiba

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure


MÚSICA


Flor de Lis
(Composição Djavan)

Valei-me Deus, é o fim do nosso amor
Perdoa por favor, eu sei que o erro aconteceu
Mas não sei o que fez tudo mudar de vez
Onde foi que eu errei
Eu só sei que amei, que amei, que amei, que amei
Será, talvez, que minha ilusão
Foi dar meu coração com toda força
Pra essa moça me fazer felizE o destino não quis
Me ver como raiz de uma flor de lis
E foi assim que eu vi nosso amor na poeira, poeira
Morto na beleza fria de Maria
E o meu jardim da vida ressecou, morreuDo pé que brotou Maria
Nem margarida nasceu

PREFÁCIO

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

MANUAL DE INSTRUÇÃO


Em todos estes gêneros também se está realizando tipos textuais, podendo ocorrer que o mesmo gênero realize dois ou mais tipos.


Um texto é tipologicamente variado (heterogêneo)


Esse modo de análise pode ser desenvolvido com todos os gêneros. Nota-se que há uma grande heterogeneidade tipológica nos gêneros textuais.

Quando se nomeia um certo texto como narrativo, descritivo ou argumentativo, não está se nomeando o gênero e sim o predomínio de um tipo de seqüência de base.

INTERNET: gêneros textuais à padrão de criação: base no que já existia.
Curiosidades:
1) há uma centralidade na escrita e não na oralidade.

2) Falamos pela escrita?
Não!


3) Há uma outra relação que se organiza na internet!
Ex.: escrita on-line = síncrona, simultaneamente agimos

4) Aspecto primário para se preocupar: nossa relação com a internet. Aspecto secundário: linguagem informal na escrita.


5) Processo de participação à interagir para se manter vivo.

Encadeamentos de interação são outros:

interpessoal à hiperpessoal

LOGO:
Há uma mudança no uso da escrita. Há modos sociais diferentes de interagir lingüisticamente à novas identidades sociais na internet



GÊNEROS EMERGENTES O QUE JÁ EXISTE

1 – E-mail (1972) * Carta pessoal , bilhete
2 – Bate-papo virtual aberto * Conversações
3 – Bate-papo reservado * Conversações duais
4 – Bate-papo ICQ (agendado) *Encontros pessoais (agendados)
5 – Bate-papo virtual em sala * Conversações fechadas
privada
6 – Entrevista com convidado * Entrevista com pessoa convidada
7 – Aula virtual * Aula presencial
8 - Bate-papo educacional (chat) * Aula participativa e interativa
9 – Vídeo-conferência (empresas) * Reunião de grupo/conferência/
debate
10 – Lista de discussão * Circular/série de circulares
11 – Endereço eletrônico * Endereço postal



PRATICANDO OS CONCEITOS...

“Aprender fazendo, agindo, experimentando é o modo mais natural, intuitivo e fácil de aprender. Isso é mais do que uma estratégia fundamental de aprendizagem: é um modo de ver o ser humano que aprende. Ele aprende pela experimentação ativa do mundo.” (Almeida, 2001)


Práticas sugeridas
trabalhos em grupos; pesquisa na rede; atividades dirigidas (planejadas). Ex.: softwares educativos.
Parceria entre disciplinas – interdisciplinaridade.
Colocar nas mãos dos alunos o trabalho de aprender – os sujeitos do processo.
Problematizar o conteúdo de tal forma que os alunos tenham necessidade, motivo de operarem com a construção de conceitos.


Um gênero pode não ter uma determinada propriedade e ainda continuar sendo aquele gênero. Ex. o artigo de opinião da folha de São Paulo:

Um novo José (Josias de Souza)

Calma José.
A festa não começou,
a luz não acendeu,
a noite não esquentou
O Malan não amoleceu, mas se voltar a pergunta:
e agora José
Diga: ora Drummond,
agora Camdessus.
Continua sem mulher,
continua sem discurso,
continua sem carinho, ainda não pode beber,
ainda não pode fumar,cuspir ainda não pode,
a noite é fria,
O dia ainda não veio,
o riso ainda não veio,
não veio ainda a utopia,
o Malan tem miopia,
mas nem tudo acabou,
nem tudo fugiu,
nem tudo mofou.
Se voltar a pergunta:
E agora josé?
Diga: ora Drummond, Agora FMI.
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
O Malan nada faria,
mas já há quem faça.
Ainda só, no escuro,
qual bicho do mato, ainda sem teogonia,
ainda sem parede nua, pra se encostar,
ainda sem cavalo preto,
que fuja a galope,
você ainda marcha José!
Se voltar a pergunta:
José para onde?
Diga: ora Drummond,
Por que tanta dúvida?
Elementar, elementar,
sigo pra Washington
e, por favor, poeta,
não me chame de José.
Me chame Joseph.

* Neste exemplo temos um gênero funcional (artigo de opinião) com o formato de outro (poema)

O texto apresenta uma configuração híbrida: formato de um poema para o gênero artigo de opinião. Estrutura inter-gêneros.
A intertextualidade inter-gêneros não deve ser confundida com a heterogeneidade tipológica do gênero, que diz respeito ao fato de um gênero realizar várias seqüências de tipos de textuais (a carta)

GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO

Todos os textos se manifestam sempre num ou outro gênero textual.

Um maior conhecimento do funcionamento dos gêneros textuais é importante tanto para a produção como para a compreensão .

Os PCN sugerem que o trabalho com o texto deve ser feito na base dos Gêneros, sejam eles orais ou escritos.

Os gêneros distribuem-se pelas duas modalidades num contínuo, desde os mais informais aos formais e em todos os contextos e situações da vida cotidiana.
Há alguns gêneros que só são recebidos na forma oral: notícias de televisão ou rádio.

Novenas e ladainhas, embora tenham sido escritas, seu uso é sempre oral. Ninguém reza por escrito e sim oralmente.


GÊNERO LITERÁRIO E NÃO-LITERÁRIO

POEMINHA DO CONTRA

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão,
Eu passarinho.

(Mário Quintana)


POEMA

• VERSOS
• ESTROFES
• RITMO POÉTICO
• JOGO SONORO
• MÉTRICA
• SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
• EXPLORAÇÃO DE IMAGENS QUE AS PALAVRAS PODEM CRIAR

FINALIDADE DO GÊNERO LITERÁRIO


Estética
Em qualquer situação particular, a leitura de um texto literário desperta emoções, prazer.

GÊNERO LITERÁRIO


Principal finalidade é explorar o aspecto lúdico, estético da linguagem.

POEMAS, CONTOS, ROMANCES, NOVELAS...

São gêneros literários: são escritos pelo prazer estético que causam

OPÕEM-SE A TEXTOS QUE
Têm como principal finalidade transmitir informações, regulamentar comportamentos ou desempenhar outros objetivos “práticos” ou “utilitários”.

BILHETE
(texto literário)

Se tu me amas, ama-me baixinhoNão o grites de cima dos telhadosDeixa em paz os passarinhosDeixa em paz a mim!Se me queres,enfim,tem de ser bem devagarinho, Amada,que a vida é breve, e o amor mais breve ainda..



ESTADOS DA ÁGUA
(texto não literário)

SÓLIDO
LIQUÍDO
GASOSO

Uma subclassificação do gênero poético: o cordel
Narrativa oral popular.
Conserva marcas de oralidade.
A forma em versos tem o objetivo de facilitar a memorização para ouvintes muitas vezes analfabetos
Representa uma transição entre a cultura popular e a literária.


Cordel é uma atividade de contar histórias

Surge na Idade Média e m no Brasil é muito difundido na região Nordeste do que em outras regiões.


ORIGEM DO NOME
Na Idade Média, os folhetos ficavam pendurados por cordões ou barbantes, em exposição.

O mesmo hábito continuou nas feiras do nordeste brasileiro, onde são vendidos e declamados.



LEITORES SOBRE POLÍTICA


Que no Brasil fazem rombo;
Nesta curriola falsa
Eu pretendo dar um tombo,
E nos políticos corruptos
Lá vai madeira no lombo.

E assim finaliza:

Os erros fatais de Collor
Nem o computador soma
Assaltou o Brasil deixando
No triste estado de coma,
O seu erro eu considero
Que igualmente a Nero
Quando tocou fogo em Roma.
Zé Saldanha






















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