quinta-feira, 24 de setembro de 2009

NARRADORES DE JAVÉ

PROFESSORA DAISY


Tema: LÍNGUA ESCRITA E ORAL

Turma: 7ª série

OBJETIVOS

Proporcionar ao aluno o contato com o texto oral e escrito, possibilitando para este, a compreensão e percepção das diferenças existente entre estes textos, ainda, promover o acesso a uma cultura diferente da qual o aluno está inserido, bem como, estimular a interpretação e produção textual.

Carga horária: aproximadamente 8 horas/aula

METODOLOGIA

Inicialmente os alunos irão assistir o filme NARRADORES DE JAVÉ, após será discutido sobre o que estes entenderam do filme, se gostaram ou não e o porquê, entre outras discussões.
Em um segundo momento serão encaminhadas questões referente ao filme para os alunos responderem. Segue as questões:
Justifique o título do filme:

Por que Antonio Biá precisava escrever a história do povoado de Javé?
Explique a diferença de texto literário e texto científico:
Qual tipo de texto Biá deveria escrever?
Saber ler e escrever era importante para os moradores de Javé? Por quê?
Por que o Rio São Francisco deveria mudar o curso?
Os moradores de Javé conseguiram salvar o povoado?
Por que Biá era denominado de Escrivão de prosa?
Existem diferenças entre a linguagem e a cultura do filme e a nossa? Quais?
Por que foi importante a escrita do livro sobre a história de Javé?
Após o questionário será realizada a correção, e serão sorteadas as propostas de produção textual, após a escrita do texto e a correção será solicitado aos alunos a reescrita e a leitura do mesmo.

RECURSOS

Serão utilizados o filme NARRADORES DE JAVÉ, um aparelho de DVD, uma televisão, papel, caneta e lápis.

FECHAMENTO – PRODUÇÃO

Serão sorteados entre os alunos as seguintes propostas de produção
Procure uma pessoa idosa e peça para esta pessoa narrar a história de sua cidade. Depois transcreva-a em uma folha e entregue:
Escreva um texto institucional – manual ou bula - explicando como formar um bom escritor:
Elabore uma propaganda sobre a importância da leitura para ser publicada em uma revista ou jornal:
Escreva um texto dissertativo/argumentativo sobre o poder da leitura e da escrita para a sociedade:
Escreva uma narrativa fictícia e heróica contando a história da origem da sua cidade:

DAISY VENDT MARTINS DA SILVA
NARRADORES DE JAVÉ

No filme NARRADORES DE JAVÉ a leitura possui uma função de comunicação e representa status social, pois eram raros que sabiam ler e escrever, por isso, quem sabia ler teria poder de escrever o livro sobre o povoado, para tentar salvá-lo e impedir que a Usina Hidrelétrica fosse instalada ali no povoado.
Nesta obra é retratado tanto o gênero oral, quanto o gênero escrito, pois o oral é uma importante forma de adquirir conhecimento entre os analfabetos, mas a validade científica só se daria através do texto escrito, por isso os alfabetizados teriam “um certo poder”.
NARRADORES DE JAVÉ apresenta ainda, as diferentes visões sobre a importância do estudo, sendo que um rapaz fica irritado com a mãe porque esta está aprendendo a ler, dizendo que não entende uma pessoa querer aprender a ler depois de “velha”, e em contraponto a mãe esforçando-se para ler e compreender um livro.
Além da questão educacional, o filme também faz uma crítica aos governantes, mostrando que devido o interesse dos “poderosos” um povoado inteiro foi alagado, seria alagado e esquecido, se não fosse a escrita do livro por Biá, que mesmo não impedindo a devastação da pequena cidade, conseguiu imortalizar e difundir a história de Javé com a produção do livro, sendo esta uma função importante da palavra escrita.

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