domingo, 20 de setembro de 2009

LIVRO TEORIA E PRÁTICA 5

TP 5

UNIDADES
17 E 18

UNIDADE 17 - OBJETIVOS


1 – Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da Estilística.
2 – Reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra.
3 – Relacionar os discursos direto, indireto e indireto livre a alguns recursos expressivos da frase e da enunciação.

ATIVIDADE
Avançando na prática:

Observar as propostas das páginas 24, 50, 93, 105, 130, 148, 162, 196, 212, 229 da TP 5.

Cada grupo deverá fazer uma proposta de aplicação.


Atividade 15

Ler o texto Os diferentes estilos de Paulo Mendes Campos”.

Reescrever a notícia empregando um estilo diferente.

Comentar sobre os estilos usados e as características de cada um .


Atividade 16


Ler o poema Traduzir-se, de Ferreira Gullar .

Fazer a transposição do texto verbal para a linguagem não verbal, por meio de imagens e cores.

Análise dos trabalhos
TRADUZIR-SE
Uma parte de mim
é todo mundo:
outra é ninguém:
fundo sem fundo.
Uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.
Uma parte de mim
pesa, pondera:
outra parte,
delira.
Uma parte de mim
almoça e janta:
outra parte
se espanta.
Uma pate de mim
é permanente:
outra parte,
se sabe de repente.
Uma parte de mim
é só vertigem:
outra parte,
linguagem.
Traduzir-se uma parte
na outra
- que é uma questão
de vida ou morte -
será arte?
Ferreira Gullart
de Na Vertigem do Dia

Atividade 17

Reconhecimento e análise dos recursos expressivos do texto ligados à linguagem. Audição da música cantada por Raimundo Fagner e Chico Buarque. Observação do vídeo com a música sendo interpretada por Adriana Calcanhoto. Breve análise da interpretação proposta pelos artistas.


OBJETIVOS- Unidade 18


1- Caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais.

2- Verificar como se constrói a coerência nos textos.

3- Analisar como se estabelece a unidade de sentidos em um texto.

Atividade 18

Trabalho em grupo: entrega de textos para análise – textos publicitários; cartuns de Quino, de Mordillo e de Angeli; texto A gaiola; texto Circuito Fechado; charges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário